VIDEO-DOCUMENTÁRIO DA DANÇA NA MOCHILA E IMAGENS REGISTRADAS NA CIDADE DE COIMBRA EM PORTUGAL
Segundo Ana Bastos (1), vereadora da mobilidade da Câmara Municipal de Coimbra: “A calçada de que nós temos muito brio em Portugal, nomeadamente nas zonas mais históricas, é um pavimento como todos sabemos desconfortável e inseguro. E, no caso em concreto de Coimbra, isso acontece pelo facto de ser uma pedra muito calcária e por isso muito polível. Ela, com o tempo, com a chuva, com a oxidação e com o desgaste, vai cada vez sendo mais polida e escorrega imenso. Com uma pequena deformação pode levar a quedas”.
Infelizmente, em Coimbra as calçadas portuguesas originais, praticamente estão extintas. Segundo França (2022) essa realidade está relacionada ao número elevado de acidentes pedonais, ao alto custo de manutenção e à falta de profissional qualificado na manutenção (2). As mais antigas estão presentes nos paços da Universidade de Lisboa .
REFERÊNCIAS:
(1) https://coimbracoolectiva.pt/?s= (acesso em 20/12/2022)
(2) Henrique França (acesso em 20/12/2022)
NARRATIVAS DANÇANTES NAS CALÇADAS PORTUGUESAS NA CIDADE DE COIMBRA: ROTA ÚNICA
Para a montagem dos video-documentários, foi elaborada uma categorização que se baseou em rotas ou itinerários que se conectam. Em Coimbra foi elaborada uma rota única.
Esta rota inicia na origem da cidade de Coimbra nas imediações do sítio arqueológico de Conímbrica, na área externa do complexo. Na sequência: Quinta das Lágrimas; Rua Ferreira Borges no centro histórico que é uma calçada pedonal e foi uma das primeiras ruas calçadas da cidade possuindo o mesmo traçado desde tempos medievais. Na sequência: Avenida João das Regras na margem esquerda do Rio Mondego e no Paço das Escolas das Universidade de Coimbra.
Os video-documentários, não têm uma trilha sonora fixa. Para a Exposição de 28/01/2023, montei uma trilha única com, majoritariamente, instrumentos de cordas. Assim entre fados, guitarras portuguesas, chorinhos, baterias de samba, cantilenas e poesias proponho uma hora e cinquenta e três minutos de uma única trilha única para todas as narrativas. Para ter a experiências que propus na Exposição assista a videodança e clique no audio abaixo do vídeo simultaneamente. Experimente assistir a videodança em outras passagens da trilha e comente sobre a experiência.
Ficha Técnica
Concepção e Direção Geral: Isabel Coimbra
Performer e auto-filmagem: Isabel Coimbra
Filmagem: Ivy Coimbra e Iasmin Coimbra
Apoio Logístico: Eustáquio Diniz
Edição: Isabel Coimbra
REGISTROS EDITADOS EM JPG PARA COMPOSIÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE IMAGENS

Universidade de Coimbra 1 (imagem editada para a exposição em Portugal e no Brasil – Rota Única

Universidade de Coimbra 2 (Imagem editada para exposição em Portugal) – Rota Única

Universidade de Coimbra 2 – Rota Única

Universidade de Coimbra 4- Rota Única

Rua Ferreira Borges 1 – Rota Única

Rua Ferreira Borges 2 – Rota Única

Rua Ferreira Borges 3 (Imagem editada para Exposição no Brasil) – Rota Única

Rua Ferreira Borges 3 – Rota Única

Avenida João das Regras 1 – Rota Única

Avenida João das Regras 2 – Rota Única

Quinta das Lágrimas – Rota Única

Conímbriga – Rota Única
