Ao meu amado esposo Eustáquio; minhas filhas, pedras preciosas, Iara, Iana , Isa, Ivy e Iasmin; à toda minha família, meu amor e minha eterna gratidão!
Á querida Mariana Trotta por me receber no Programa de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. À querida Annabela Rita pela carinhosa acolhida como Investigadora Visitante na Escola de Artes e Humanidades da Universidade de Lisboa. À querida Eugênia Abrantes que me abriu as portas da IEACGO para a inauguração e realização desta exposição em Portugal.
Ao Colegiado do PPGDan da Escola de Educação Física da UFRJ por me acolherem e pelo privilégio de ser a primeira Pesquisa de Pós-Doutorado abrigada neste Programa.
Ao CNPQ pela Concessão da Bolsa para o Pós-Doutoramento em Portugal, aos meus colegas da área da Dança Elisângela Chaves e Gustavo Côrtes, e aos demais colegas, do Departamento de Educação Física da EEFFTO/UFMG pelo apoio e confiança.
Á minha preciosa equipe de registros e narrativas pelas calçadas portuguesas entre o Brasil e Portugal: Carol Abed, Diogo Barbosa, Eustáquio Diniz, Glaucia Freire, Iasmim Coimbra, Ivy Coimbra, Jackson Estevam, Jhonata Tertuliano, Luiz Felipe Campos, Mariana Trotta, Paulo Paiva, Ricardo Araújo, Ricardo Gomes, Roddes Valadão e Sérgio Alves. Como a participação de cada um de vocês somou e enriqueceu a investigação. Como foi preciosa a partilha nas caminhadas pelas calçadas de cada canto nas cidades!
A todas as instituições e personalidades no Brasil e em Portugal que acolheram as exposições.
A todos que direta ou indiretamente participaram, somaram e sonharam junto a mim com as andanças pelas calçadas portuguesas, possibilitando a realização deste projeto, tanto no Brasil como em Portugal: Meu carinho e minha profunda gratidão!!
À ti Jesus que em tudo está e em tudo é meu maior conselheiro e orientador, meu louvor e minha adoração!
Felizes os que lavam as suas vestes (no sangue do cordeiro) assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas! (Ap 22 :14)
A Dança é um modo de existir (Roger Garaudy, 1980)
Isabel Coimbra
Lisboa / Janeiro de 2023
Rio de Janeiro/Abril de 2023
